O propósito dos treinamentos corporativos em CI

Por quê contratar um treinamento em comunicação?

De modo geral, treinamentos são processos de educação profissional com a função de melhorar a eficiência no trabalho mediante o desenvolvimento de hábitos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Todo treinamento, independente da natureza e dos objetivos, requer habilidades comunicativas para ouvir, interpretar, compreender, expressar-se e interagir com seu grupo.

Isto tem ficado mais evidente à medida que a Comunicação é percebida como o estímulo mais eficaz para a aprendizagem e, por conseguinte, para o alcance de metas e objetivos pessoais e organizacionais, para que todo aprendizado seja revertido em conhecimento e produtividade.

Por esse ângulo, a organização que não investe em Comunicação Interpessoal, mesmo com a melhor das tecnologias, fica defasada no mercado, visto que as negociações, os avanços e as parcerias sempre ocorrem por meio de pessoas. Este é o grande patrimônio de uma empresa.

Buscar a eficiência das relações interpessoais e reconhecer a comunicação como recurso estratégico é fortalecer a estrutura da empresa, garantir qualidade produtiva, evitar retrabalhos e direcionar o crescimento e a melhoria dos resultados.

O Treinamento em Comunicação Interpessoal tem mais alcance do que se imagina, justamente porque permite aos sujeitos o desenvolvimento de um olhar crítico ao mesmo tempo em que aflora a empatia e amplia os horizontes profissionais.

Este Treinamento deve considerar o contexto da empresa, o ambiente corporativo e suas particularidades, os funcionários e seus objetivos pessoais e, principalmente, esclarecer os pontos de partida e chegada para a compreensão e conquista dos objetivos da empresa.

Importante ressaltar que um Treinamento em Comunicação Interpessoal pode conter diversas finalidades, determinadas pela empresa. Pode-se desejar estimular o desenvolvimento das potencialidades de um setor, de uma equipe ou de um funcionário, ou pode-se trabalhar com enfoque na resolução de conflitos e solução de problemas; pode ser um treinamento para atualizar e/ou aprimorar conhecimentos, posturas e atitudes relevantes para a organização. Podem-se trabalhar objetivos conjugados ou separados. É vastíssimo o território das possibilidades de trabalho com Comunicação Interpessoal e maior ainda são os resultados deste trabalho.

A empresa pode contabilizar ganhos com profissionais e equipes capazes de interagir com clareza, nas mais diferentes situações – reuniões, entrevistas, negociações, feedbacks, conferências, conflitos, apresentações de projetos, concorrências, entre outros – imprimindo eficiência, confiança, assertividade, espírito de liderança, acolhimento, persuasão e qualidade em nome da marca que representa.