O que são os relacionamentos profissionais?

São processos de comunicação que ocorrem no ambiente corporativo, de maneira interativa, envolvendo as pessoas, seus valores e suas culturas.

A educação hoje passa por uma diversidade de critérios e algumas vezes o desajuste no local de trabalho surge a partir de questões comportamentais, individuais, com efeito sobre a equipe, os projetos e os resultados.

Admite-se, portanto, que os treinamentos com relação ao comportamento no trabalho sejam cada vez mais necessários.

Em 2016, fui convidada a falar sobre relacionamentos profissionais dentro de uma organização, preparei a aula, mas preferi chama-la de “Cidadania Corporativa”. Essa nomenclatura soou interessante, uma vez que a proposta era discutir conhecimentos, procedimentos e atitudes de ética e boa convivência, com a expectativa de que multiplicação da discussão fosse de responsabilidade dos líderes, gerentes e diretores.

A experiência proporcionou boas reflexões e quero compartilhá-las aqui:

Cidadania é um processo construído, mesmo que não se reverta imediatamente em resultados, envolve mudanças de atitudes, muitas vezes, cristalizadas.

– Os objetivos de uma abordagem como esta não se concentram na formação pessoal, mas não há dúvida de que a discussão afeta a dinâmica de relacionamentos da empresa e contribui para a melhoria da qualidade do clima organizacional.

– A apropriação do lugar de cidadão no ambiente de trabalho orienta a condução dos conflitos e a prevenção dos confrontos, de maneira que essa equação tenha sempre saldo positivo.

 

 

Segundo, Mário Sérgio Cortella, os conflitos são desejáveis, por se tratarem de discordâncias que incrementam as discussões e possibilitam novas formas de ver, isto é, o conflito bem conduzido enriquece as tomadas de decisões.

Já os confrontos, embates sem flexibilidade, em nada contribuem, enfraquecem e podem destruir um dos lados – são perdas evitáveis.

 Toda vez que se fala em relacionamento entende-se que há uma situação de comunicação interpessoal. Quanto mais clareza e assertividade houver, somadas ao respeito e à empatia, melhor será a qualidade do relacionamento. E, por consequência, quanto melhores os relacionamentos profissionais – seja interno (entre funcionários) ou externo (com clientes, parceiros e colaboradores) – melhores serão os resultados, em valores numéricos e humanos.

Um cidadão é plural, independentemente de onde esteja ou com quem esteja, quando se comporta de forma ética e consciente do seu papel na sociedade.

 

(Mário Sérgio Cortella – professor universitário, filósofo contemporâneo, autor de livros e comentarista de telejornais – Sempre referência e inspiração.)