Em busca de Oportunidades

 

 

Eu tenho falado muito, sobretudo para jovens profissionais, a respeito de habilidades que interferem na performance do trabalho e estão intrinsecamente ligadas à competência comunicativa. São elas: assertividade, autenticidade e flexibilidade cognitiva.

Ocorre que a expressão comunicativa procede da organização interna, o pensamento estrutura ação e interação e é dessa complexidade que nos constituímos “comunicantes”.

Imagine então o mundo atual e as relações de trabalho: a tecnologia dita caminhos e serve de referência em diversos níveis; os empregos migram vagas, de setores a regiões geográficas; as equipes incham ou murcham embaladas pela economia. Com isto, a tônica do momento é MUDANÇA.

Para encarar período de mudanças constantes e de todas as ordens é necessário fortalecer as habilidades sócio cognitivas e afetivas.

Para isso, a lição número um é observar-se, conhecer-se e entender como funcionam suas reações e o impacto delas sobre você e sobre os outros.

Avalie, numa breve retrospectiva, qual a sua postura diante das mudanças impostas pela vida profissional?

Use critérios simples, como:
· Foi fácil ou difícil passar pelo período de transição?
· Houve pontos positivos, pontos negativos, quais se mantiveram por mais tempo?
· Você pôde vislumbrar oportunidade na adversidade?
· Soube adequar as estratégias para os novos planos?
· Entendeu as críticas e conselhos recebidos neste momento?
· Entende que foi capaz de ajudar alguém na mesma situação que você?

À medida que responde a estas questões você pode reconhecer o quanto possui de assertividade, autenticidade, resiliência, empatia e flexibilidade.

O segundo passo é cuidar para que as respostas futuras estejam mais alinhadas ao que você espera de si mesmo em termos de desenvolvimento profissional.

Como?
1) Buscando estratégias de pensamentos que: agilizam as respostas – a tomada de decisões; compreendem divergências; têm receptividade para o novo e abertura para boas conexões.
2) Ainda que você não seja diretamente afetado pela mudança, saber lidar com o desconforto do outro, e muitas vezes com suas reclamações, é um exercício bastante importante, que faz diferença na hora de cumprir tarefas e otimizar o clima do ambiente.
3) Por fim, saber reconhecer um momento ruim como transitório e equacionar a passagem por ele de maneira assertiva é uma característica preponderante que se evidencia nas relações, mais propriamente, nas interações.

O mercado de trabalho busca pessoas com tais habilidades, se você se sente preparado para o desafio, candidate-se.